A Busca Pelo Corpo Perfeito

A chamada autoestima é atributo muito significativos para uma vida de bem-estar, no entanto, o equilíbrio sempre será bem-vindo. Geralmente quando a um nível de exigência muito alto com a autoimagem, a busca pelo corpo ideal ou perfeito como estamos chamando pode trazer certos prejuízos e sofrimento para a saúde.

Nos últimos tempos, nunca se falou tanto sobre saúde mental quando se fala de exigência do corpo perfeito, este assunto abre portas para que as pessoas possam refletir sobre assuntos e tenham a oportunidade de mudar comportamentos e pensamentos inadequados.

Início de exigência do Eu

O momento da adolescência é um estágio sensível, eu diria uma fase que marca a despedida da infância e a entrada para um mundo cheio de obrigações e cobranças da vida adulta.

Nesse estágio que as pessoas dão mais importância para a parte social da vida, e com isso a busca de aceitação e identificação com grupos específicos, que prepara que despertar dos interesses sexuais, aumentando a preocupação com a aparência e o julgamento.

Um grande exemplo disso é o uso demasiado dos filtros de Instagram, onde a motivação é se mostrar interessante para alcançar a aceitação social, quando no fundo, o jovem altera a própria imagem na tentativa de esconder o “eu da realidade” a fim de se transformar em um “eu idealizado” para os outros.

A busca do corpo sem defeitos & impacto a saúde

Temos uma afirmação irrefutável “A perfeição é impossível de ser atingida”. Buscar algo inviável gera frustração, aumento da insatisfação, sofrimento e prejuízos afetivos, sociais e profissionais, vejam que isso pode ser tornar uma doença.

O filtro de fotos, por exemplo, não altera as características que se refletem no espelho, outros como dietas alimentares e atividades físicas de alto impacto necessitam de acompanhamento específico, além de não apresentarem resultados rápidos e já os procedimentos estéticos, muitas vezes, são invasivos e arriscados.

Nunca se houve tantas mortes por procedimentos invasivos, hoje esse número representa 6% das mortes por procedimentos, mas isso não assustam as pessoas, pelo contrário a tendência infelizmente é deste número crescer ainda mais.

Não iremos entrar a fundo, mas, entre os impactos que os jovens podem apresentar, os mais visíveis são os seguintes:

  • O transtorno alimentar na adolescência este é definido por uma perturbação persistente no comportamento relacionado a se alimentar. Dentro dessa categoria, existem diversos subtipos do transtorno, o mais comum é a anorexia nervosa.
  • O Transtorno Dismórfico Corporal pertence ao grupo dos transtornos Obsessivo-compulsivos. Caracteriza-se pela preocupação excessiva com a aparência física, geralmente resultante de pequenas falhas percebidas somente pela própria pessoa.

 

  • A depressão e a ansiedade vêm afetando a saúde mental , entre as dificuldades evidentes, apresenta grande tendência à compulsão por internet, além de dificuldade em lidar com as próprias emoções.

 

  • O suicídio é apontado como risco de diversos transtornos mentais. A taxa tende a ser mais alta no grupo de adolescentes e jovens. Dessa forma, é importante levar a sério qualquer manifestação de sofrimento.

Como auxiliar a pessoa ou jovem neste caso que busca o corpo perfeito.

  • Algumas vezes, ações como escutá-lo, entender a forma como ele se enxerga e se cobra e criar um diálogo empático.
  • Mesmo ao considerar que o adolescente tenha pensamentos distorcidos e emoções exageradas, não os invalide.
  • A rejeição é um dos piores sentimentos. Passar por isso na infância e adolescência pode provocar danos sérios na saúde mental, levando, inclusive, ao suicídio. Se houver bullying na escola
  • Busque tratamento, um transtorno mental demanda tratamento com profissionais sérios, incluindo psicólogo e psiquiatra.

Não arrisque a vida de quem é importante para você. Procurar ajuda é uma forma de demonstrar amor.  como você viu, a busca pelo corpo perfeito pode significar a existência de um sofrimento, causando prejuízos na vida do adolescente. Apesar de a boa autoestima ser fundamental, tenha atenção se perceber que esse tipo de preocupação foge do normal.

Esperamos com este artigo, ajudar e auxiliar muitas pessoas, Pais e Mães a prestar mais atenção nos seus filhos e filhas, lembra-se tudo são sinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima